Carreiras Múltiplas, por Pri Tescaro

Carreiras Múltiplas, por Pri Tescaro

Share this post

Carreiras Múltiplas, por Pri Tescaro
Carreiras Múltiplas, por Pri Tescaro
Como começar a planejar sua transição de carreira sem se perder

Como começar a planejar sua transição de carreira sem se perder

#92 | Spoiler: você não precisa decidir tudo agora. Só precisa dar o primeiro passo.

Avatar de Pri Tescaro
Pri Tescaro
jun 28, 2025
∙ Pago
5

Share this post

Carreiras Múltiplas, por Pri Tescaro
Carreiras Múltiplas, por Pri Tescaro
Como começar a planejar sua transição de carreira sem se perder
2
2
Compartilhar

Este conteúdo faz parte da versão premium da Carreiras Múltiplas e ficará disponível por 3 dias. Na editoria Estratégias de Carreira você encontra insights, rumos e possibilidades para crescer na carreira sem abrir mão de si.

Assine a versão premium

Foto de Rana Sawalha na Unsplash

Oi!

Vou confessar algo para você que só meu marido e minha terapeuta sabem porque nunca tive coragem de falar com voz alta: eu nunca planejei minha transição de carreira.

Depois que saí do último trabalho CLT que tive — contei essa história neste texto — fui jogada no universo do empreendedorismo sem ter noção do que significava. O Brasil estava borbulhando com a popularização dos MEIs e vi ali uma oportunidade de trabalhar para mim, fazer meus horários, ter a liberdade que me é tão importante e, ao mesmo tempo (pelo menos na teoria), ter uma renda compatível com meu valor.

Na verdade eu comprei o sonho do “encontre um trabalho que você ame e nunca mais precisará trabalhar”. Aliás, levanta a mão quem também acreditou nessa balela e caiu no conto? Vem cá dar um abraço 🙂

Mesmo sendo um livramento sair daquele trabalho sem sentido eu não tinha me planejado para o próximo passo na carreira. Eu não tinha um plano B. Nem financeiro, nem emocional. Só fui deixando a vida me levar no ritmo do samba do Zeca Pagodinho.

Esse foi meu erro. Quase como uma rebeldia juvenil, eu acreditava que encontrar um novo trabalho seria fácil ou rápido. Não foi o que aconteceu. E, com o empreendedorismo feminino-materno ocupando cada vez mais espaço, me atirei como não houvesse amanhã na minha EUpresa.

E por mais que hoje eu seja feliz na carreira que construí, não posso romantizar esse caminho. Porque não ter um mapa me fez perder tempo, energia, dinheiro e em muitos momentos, a confiança em mim mesma.

Por isso essa edição existe. Porque se eu pudesse voltar no tempo, eu teria parado pra pensar com mais calma. Teria me dado o direito de mudar, sem pressa e sem se perder.

E é exatamente isso que eu quero te ajudar a fazer hoje: começar a planejar a sua transição de carreira com mais clareza, leveza e direção.


Transição não é fuga. É travessia.

Antes de tudo, respira comigo. Não precisa decidir o que você vai ser quando crescer amanhã. Só precisa entender em que lugar da jornada você está — e montar um mapa a partir disso.

Gosto de usar metáforas para explicar minhas ideias. Imagine sua transição de carreira como uma viagem de barco. Um barquinho seu, com espaço para o que importa, um mapa desenhado à mão e a bússola do seu desejo de mudança.


O que esse mapa precisa ter?

Aqui vai um mini roteiro pra você começar a pensar, com calma, na sua carreira. E, olha só, você pode não querer mudar de carreira agora e tá tudo bem. Mas, acredite em mim, tenha um plano rascunhado para quando decidir fazer qualquer movimento profissional. Ele não precisa ser perfeito e nem precisa estar concluído. Só o fato dele existir já é um ótimo começo.


1. Onde você está agora?

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Priscila Tescaro
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar