69 - O que realmente importa no trabalho? | Biblioteca #02
Trabalhar sem respeitar seus valores é como navegar sem bússola: você se perde no caminho.
Este é o último texto da versão premium da Carreiras Múltiplas em 2024. Obrigada a você, assinante premium, por apoiar meu trabalho como escritora desta publicação. Mais do que escrever e enviar conteúdos semanais, estar neste espaço é a confirmação de que as pessoas ainda acreditam em textões — mesmo em tempos de vídeos de menos de 1 minuto. Se você ainda não decidiu migrar para a versão premium, aproveite: algumas publicações exclusivas ficarão abertas até o dia 31/12/2024, com o valor especial de R$15/mês ou R$150/ano.
Oi!
Autonomia e liberdade. Demorei mais de 20 anos para entender que essas palavras precisavam guiar minha rotina profissional. Trabalhei em lugares que pareciam o trabalho dos sonhos, mas o bom relacionamento sempre tinha prazo de validade. Bastava uma dessas palavras ser desrespeitada — ou as duas, como aconteceu em algumas ocasiões.
No meu último “trabalho oficial”, existia autonomia, mas liberdade era nula. Na época, eu não sabia nomear o que estava acontecendo. Achava que o problema era comigo. Depois de (muita!) terapia, leituras e experiências, entendi que o real conflito era o desrespeito aos valores que me são mais caros. Desde então, minha carreira passou a ser guiada por essa bússola de valores — e hoje quero convidar você a construir a sua.
#01 - o que você realmente valoriza?
Seus valores são como uma bússola que guia suas decisões. Quando eles são respeitados, você se sente no caminho certo. Quando não, algo sempre parece faltar.
Pense nos valores como filtros para tomar decisões: são as coordenadas que ajudam você a priorizar o que realmente importa. Não são metas, mas os princípios que sustentam seu bem-estar e suas escolhas profissionais.
Jenny Blake, no livro A Hora Certa de Mudar, descreve assim: “Identificar seus valores pessoais serve como uma bússola interna. Eles orientam as escolhas que alinham seu propósito com suas ações.”
Lembre de um momento em que você se sentiu plenamente realizado no trabalho. Agora, pense em um momento oposto, quando parecia faltar alguma coisa. O que esses momentos têm em comum? As respostas podem ser pistas sobre os seus valores.
#02 - um presente para você
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Carreiras Múltiplas, por Pri Tescaro para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.