57 - Qual é seu plano B? | Biblioteca #01
Felicidade e a leveza não estão necessariamente atreladas ao sucesso externo, mas sim a uma busca interna por propósito. Será?
Este texto é um conteúdo exclusivo da versão premium da news Carreiras Múltiplas! Por apenas R$ 15/mês ou R$ 150/ano (valor especial até 31/12/2024) você terá acesso a mais insights, estratégias e conteúdos valiosos para impulsionar sua carreira. Assine a versão premium e tenha acesso completo ao Bastidores de Carreira e Biblioteca de Carreira, além de um arquivo completo com mais de 100 textos inspiradores. Faça o upgrade para a assinatura premium.
“… quando se perder uma emprego de quase uma vida inteira, a sensação é de perder algo muito próximo do que somos na essência. Afeta a autoestima. Transforma. Parece que não somos mais a pessoa de antes. A vida muda de um jeito tão rápido que não dá tempo de analisar.”
Oi!
Essa frase abre o livro do jornalista e escritor Fernando Rocha. Se você não conhece Fernando da TV, talvez se lembre da famosa piada que ele fez no início do programa "Bem-Estar", que apresentava na Rede Globo. Ele ficou conhecido como o "cara do ovo" após simular um diálogo entre a clara e a gema. "Esse diálogo durou menos de dois minutos e, mesmo assim, foi suficiente para dividir minha vida profissional em duas partes: antes e depois desse encontro entre 'clara e ovo'."
O livro Como ser leve em um mundo pesado, escrito após sua demissão em 2019, oferece uma perspectiva sobre como encontrar leveza em meio à pressão de um mundo cada vez mais pesado. Com uma escrita cativante e toques de humor, o jornalista nos mostra que a leveza não é a ausência de peso, mas a forma como escolhemos carregar o que a vida nos apresenta.
“Eu era o meu crachá e de repente esse chão desaparece. Precisei entender que eu não era mais o meu crachá, mas o meu próprio gerente. A semana passa a não ter mais os sete dias, o mês não tem mais os 30. Talvez o mês fique mais curto, talvez mais longo. Temos de nos organizar de maneira diferente daquele mundo corporativo que era tão importante".
Li o livro no final de 2020, assim que foi lançado. Comprei-o esperando encontrar a história do jornalista Fernando Rocha, aquele repórter e apresentador que eu admirava e fazia as reportagens mais inusitadas e cativantes. O que descobri, na verdade, foi uma reflexão sobre a importância de encarar a vida com leveza, simplificar problemas e adotar o humor como um poderoso aliado para enfrentar as adversidades.
Ao longo do livro, Fernando Rocha narra histórias inspiradoras de pessoas que buscaram sentido na vida. Ele enfatiza que em vez de buscar status e sucesso externo, a verdadeira leveza vem da busca por propósito e alegria genuína.
Em um dos capítulos ele conta sobre seus cinco aprendizados nesse período de autodescoberta. Reli o livro recentemente e quis compartilhar meu olhar para os cinco temas que ele aborda. Espero que goste.
“Quando você sai de um emprego que foi muito importante, você se pergunta qual é seu plano B. Enquanto escrevia o livro, vi que o que eu precisava mesmo era de um propósito. Demorei um ano para entender.”
#01 - perceba os sinais
Toda crise manda sinais. A diferença está em quem os percebe ou não.
Você já sentiu aquela inquietação, sem saber exatamente o porquê, mas mesmo assim insistiu em seguir por aquele caminho? São esses os sinais de que algo não vai bem. As crises da vida — seja a perda de um emprego ou a insatisfação com a carreira — vêm acompanhadas de pequenos alertas. A pergunta é: quem está prestando atenção a esses sinais? Lembro da minha última experiência no mercado de trabalho, quando recebi todos os sinais possíveis de que aquele não era o meu lugar. Ao teimar em ignorar esses avisos, deixei de ouvir o que realmente fazia sentido para mim e acabei prejudicando minha saúde física e mental. Saber reconhecer esses sinais permite que tomemos decisões com mais consciência e nos preparemos para o que está por vir.
#02 - tenha iniciativa
Continue a leitura com um teste grátis de 7 dias
Assine Carreiras Múltiplas, por Pri Tescaro para continuar lendo esta publicação e obtenha 7 dias de acesso gratuito aos arquivos completos de publicações.