35 - Você conhece os seus talentos? | Carreiras #19
Pessoas que trabalham usando seus talentos têm o sucesso como consequência mais provável. Se você consegue usar seus talentos a seu favor, é provável que você trabalhe com mais garra.
Eu cresci ouvindo uma frase dos meus pais: "A Priscila nasceu para se comunicar. Ela gosta de falar, de saber de tudo…" (em outras palavras, talvez eu fosse um pouco intrometida).
Da época em que ouvia a frase dos meus pais para o momento de escolher o curso de jornalismo foi um pulo. Me comunicar e lidar com as palavras sempre foi algo muito natural para mim. Quando eu brigava com a minha mãe, a forma de fazer as pazes era escrevendo cartas pra ela. Era o jeito que eu melhor expressava o que sentia.
O que pra mim era uma facilidade, um talento, não era para os meus irmãos. Minha irmã tem uma habilidade incrível em cuidar e se preocupar com o bem-estar dos outros e escolheu o curso de nutrição. Já o meu irmão tem um olhar muito prático e racional para quase tudo na vida e estudou engenharia da computação. Mesma família e mesma criação com três perfis de talentos e habilidades completamente diferentes.
Talento e Habilidade são sinônimos?
Do latim "talentum", o significado da palavra está relacionado com a aptidão ou a inteligência de cada um de nós. Em outras palavras, talento é algo que a gente faz com naturalidade, com os pés nas costas como dizem.
"Talento é a capacidade para exercer determinada ocupação ou para desempenhar uma atividade."
Já a habilidade é a capacidade de realizar algo com destreza. Podemos dizer que é o resultado de aprendizado, treino e experiência e pode ser aplicada em diversas áreas da vida.
Habilidade é resultado de aprendizado, treino e experiência.
Todo mundo tem talentos e habilidades?
Sim, todo mundo tem talentos e habilidades. A diferença é que não é todo mundo que sabe quais são seus talentos e como desenvolver suas habilidades. Por isso que processos de autoconhecimento e autodesenvolvimento são importantes para mapear no quê cada pessoa é boa e como potencializar ainda mais.
No meu caso, por exemplo, ter o talento para a comunicação me levou a estudar jornalismo e investir na escrita. Além de ser apaixonada por ouvir e contar histórias, pra mim, é muito fácil e simples conseguir organizar um texto na minha mente e depois colocar no papel. Em outras palavras, me comunicar por meio da escrita é meu principal talento.
Para ser uma boa jornalista é preciso ser uma boa ouvinte, estar atenta a tudo ao redor, saber fazer as perguntas certas e conectar os pontos antes mesmo de ter todas as informações. Essas habilidades eu adquiri durante a faculdade de jornalismo, aprendendo as técnicas, treinando e atuando na área em diferentes papéis.
Hoje, atuando como Mentora de Carreiras, eu aplico meus conhecimentos em comunicação, planejamento e escolhas de carreiras para guiar outras pessoas em suas descobertas profissionais. Talento e habilidade podem se misturar com paixão. Eu sou fascinada em conhecer novas histórias, fazer as perguntas certas, conectar os pontos e apresentar diferentes pontos de vista. Cada novo cliente que recebo é uma nova reportagem que começo a escrever. Existem tantas histórias incríveis que apenas estão desconectadas e só precisam de alguém para desatar os nós e mostrar novas possibilidades.
“O talento nem sempre é nato, mas ele sempre estará à espreita quando persistimos em qualquer coisa. No meu caso, foram 12 anos e a compensação foi tão boa que eu faria (e sofreria) tudo de novo.” - Trecho da news da
Como descobrir quais são seus talentos?
Selecionei quatro pontos que você pode investigar na sua vida para descobrir quais são seus talentos ocultos:
1 - Identifique suas ações automáticas: quais são as suas reações típicas que você faz "sem pensar"?
Sabe aqueles casos onde você faz algo tão automático que nem pensa no processo?
Quando eu estava na faculdade de jornalismo, fui escolhida pelos colegas para ser uma espécie de "secretária" da turma. Eu organizava meus materiais, livros, impressões com tanta facilidade que meus colegas enxergaram esse talento e pediram auxílio. Pra mim não era nenhum sacrifício ajudá-los. Meu marido brinca que eu sou a "rainha das caixas". Eu tenho paixão em ter tudo organizado, etiquetado, cada coisa em seu lugar.
2 - Revisite seus desejos de criança: o que te atraia quando era mais jovem? Com o que você gosta de brincar?
Eu lembro das aulas que eu dava para minhas bonecas. Mas sabe o que eu mais curtia? Era todo processo de planejar e organizar as aulas. Criar listas de chamada com a letra impecável, os materiais de ensino, as anotações. Muito mais do que ir para frente e ensinar, vivenciar essas etapas era muito prazeroso.
Isso significa que ser professora era a melhor escolha profissional? Não, tanto é que não me enxergo como professora no modelo tradicional que conhecemos.
3 - Mapeie quais são seus aprendizados rápidos: o que você aprende com facilidade? Quando você tem oportunidade de aprender algo, o que você (ou quais temas) você aprende mais rápido que as outras pessoas?
O Márcio, meu marido, tem facilidade em aprender línguas. Eu sou o oposto. Por outro lado, eu tenho muita facilidade em aprender sobre autodesenvolvimento, pois é um tema que me encanta - o que facilita o aprendizado.
4 - Identifique onde está sua satisfação em desempenhar algo: o que você gosta de fazer que não é todo mundo que gosta?
Eu gosto de me aprofundar em um tema quando ele me instiga. Posso passar horas, dias, mergulhada em estudos e pesquisas sobre algo que faz meu olho brilhar.
Com essas pistas, você vai encontrar pontos de convergência entre eles. Esses são os sinais para você começar a identificar seus talentos.
Quando eu comecei a mapear meus talentos, ao encontrar as pistas para as perguntas acima, eu entendi que ensinar, estudar e compartilhar (por meio da escrita) são os talentos que devo investir e potencializar.
Entendi que tenho um talento muito concreto em me comunicar por meio da escrita. É uma aptidão natural para escrever, e que posso escolher uma carreira que exercite, que desenvolva essa aptidão, porque vou ter muito mais chance de me destacar.
Hoje, atuando como Mentora de Carreiras, eu consigo unir esses três pontos fortes. Preciso estudar constantemente para acompanhar as transformações no mercado de trabalho e na sociedade. Nos meus atendimentos, estou no papel de professora ao compartilhar meus aprendizados e guiar meus clientes em seus processos de reinvenção. E utilizo a escrita com meus textos aqui na news para "verbalizar" todo conhecimento que vou adquirindo ao longo do tempo.
“Se você escolhe uma carreira em que não usa nenhum dos seus talentos e você fica usando só esforço, dificilmente você será feliz ou vai se destacar dentro dela.
Quer ajuda para descobrir seus talentos e habilidades?
Descobrir suas habilidades e talentos é a forma mais eficaz de saber o que pode ser potencializado para aquele próximo passo ou mesmo pra aquela mudança de carreira. Você sabe quais são os seus talentos? Quando tentei descobrir os meus foi uma tarefa difícil porque fiz sozinha, sem um método prático pra isso. Resolvi estudar e ajudar mais pessoas a fazerem isso do jeito certo.
Sou mentora de carreiras e já ajudei mais de 100 pessoas nesse processo de transição ou de preparação para uma tomada de decisão consciente. Agende um café comigo sem compromisso e quem sabe a gente possa mapear seus talentos e habilidades e você transformar a vida profissional, conquistando sucesso e felicidade. :)
A edição desta semana foi escrita em uma tarde agradável na Sabor de Luna, um pedacinho do Uruguai em Porto Alegre. Se você for daqui ou passar pela cidade, recomendo fortemente conhecer o lugar e deliciar-se com o alfajor de maisena que, segundo uma leitora da news, é um "pedaço de nuvem”.
Divertirse 🧡
Nos vemos na próxima semana!
Com carinho,
Pri