Carreiras Múltiplas, por Pri Tescaro

Carreiras Múltiplas, por Pri Tescaro

Share this post

Carreiras Múltiplas, por Pri Tescaro
Carreiras Múltiplas, por Pri Tescaro
32 - Pra 2024 não leve apenas o que foi bom | Carreiras #17

32 - Pra 2024 não leve apenas o que foi bom | Carreiras #17

Revisar o que passou ajuda a entender quem queremos ser e como nos colocar em ação.

Avatar de Pri Tescaro
Pri Tescaro
jan 10, 2024
∙ Pago
7

Share this post

Carreiras Múltiplas, por Pri Tescaro
Carreiras Múltiplas, por Pri Tescaro
32 - Pra 2024 não leve apenas o que foi bom | Carreiras #17
Compartilhar

Ei, feliz ano novo!!!

Como estão as coisas por aí?

Aqui foram duas semanas de tranquilidade, me curtindo, curtindo minha família e organizando pendências que ficaram do ano passado. Não sei você, mas dezembro praticamente voou por aqui e mal tive tempo para fazer tudo o que desejava. 

Entre organizar armários, destralhar coisas sem uso, arejar ambientes, deixei para fazer minha revisão anual neste mini recesso. Gosto de separar um tempo só para revisitar o passado, com calma, curtindo o momento. Tenho até um ritual: acendo uma vela, coloco um aroma, seleciono uma playlist tranquila, faço uma jarra de chá gelado e mergulho no meu mundo para olhar como foi o ano anterior..

Por que revisar o ano que terminou?

Antes de adotar a prática de revisar o passado, eu tinha dificuldades para identificar minhas conquistas e celebrar os momentos que valem a pena serem relembrados. Como eu sempre tive o péssimo hábito de planejar sem olhar o passado, minhas metas eram fora da minha realidade. Eu perdi as contas das vezes que iniciei janeiro afirmando: este ano vou ler 2 livros por mês. Ou ainda: vou fazer academia e perder 20 quilos até junho. E a clássica: até março estarei em uma nova carreira. Quem nunca?

Como eu iria mudar de carreira ou de emprego até março se eu não tinha começado a me planejar para isso? O que eu tinha feito até aquele momento para definir a direção que eu queria que a minha carreira seguisse dali pra frente?

Como eu conseguiria perder 20 quilos em seis meses se nem matriculada na academia eu estava? Será que ler 2 livros por mês é possível dentro da minha realidade de leitura quase zero???

Essas são as pegadinhas que todo planejamento de vida e de carreira nos pregam se a gente não se conhece e não olha para o passado para saber o que é possível dentro da nossa realidade.

Pra mim, a principal falha que eu cometia ao planejar o próximo ano sem entender como tinha sido o anterior era chegar com a energia em 100% e, um mês depois, estar com quase 50% de carga porque eu vi que as metas eram impossíveis de serem cumpridas. E aí vinha o combo frustração + irritação + autossabotagem. Eu sei que a culpa era minha por replicar metas e objetivos fora da minha realidade e necessidade. Mas atire a primeira pedra quem nunca fez o mesmo!

Somos bombardeados todos os dias pela sociedade para performar cada vez mais e melhor. Entregar 110% no trabalho, na carreira, em casa, com a família e amigos…

A minha revisão anual

As páginas do meu caderno com os principais marcos de 2023

Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 Priscila Tescaro
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar