29 - Fim de ano é o momento certo para repensar minha carreira? | Carreiras #14
Ano novo à vista: repetir o que deu errado não pode ser opção
Então é Natal, e o que você fez? A minha resposta mais realista é: eu fiz o que deu. E mais uma vez chegou aquela época do ano propícia para parar e avaliar nossa vida, nossas metas pessoais e porque não, a nossa carreira. Esse processo, muitas vezes, é dolorido porque a gente quer muitas coisas, né? Mas não precisa ser assim sempre.
Eu lembro do último ano em que estive em um trabalho fixo, das 9h às 18h. Eu vinha de um ano estressante em um ambiente tóxico. Tinha "sobrevivido" a algumas puxadas de tapete e tudo o que eu queria era uma folga. Confesso que foi um misto de alívio por ter aquele micro recesso. Foi a oportunidade que precisava para aliviar a cabeça daquele lugar que, meses depois, seria o responsável pelo meu primeiro burnout.
Aliás, se naquela época eu tivesse o conhecimento de mim mesma, se eu soubesse o que eu sei hoje, eu teria começado a planejar a minha mudança de carreira a partir daquela data: 20/12/2011.
Doze anos depois daquele final de ano angustiante, vejo a história se repetir. Desta vez com meus clientes. Na última semana, conversei com três deles que atuam em áreas diferentes, moram em locais diferentes, mas têm angústias e sentimentos semelhantes.
Estas são algumas das frases que ouvi:
"Estou percebendo que, se continuar desse jeito, vou adoecer."
"Não quero esse ritmo tão desgastante de 10 reuniões por dia."
"Este final de ano está muito estressante."
"Não quero chegar no domingo à noite e ficar deprimido pela chegada da 2ª feira."
"Quero planejar minha transição para trabalhar em casa nesse formato onde sou dona da minha carreira."
"Estou me questionando se é isso que quero fazer pelos próximos anos."
Posso garantir que já disse uma dessas frases em algum momento da minha carreira. Você também deve ter verbalizado uma delas. Ou todas.
Pela minha experiência pessoal e dos meus clientes, é nesta época que muitos questionamentos afloram com força sobre o que fazer da nossa carreira no próximo ano. E, por mais que o cansaço diga que não, agora é o melhor período para avaliar nossas experiências anteriores e planejar as mudanças que queremos fazer.
Quem nunca fez uma lista de Ano Novo e deixou de lado antes mesmo de janeiro chegar ao fim? Posso afirmar com convicção que um desses itens era "mudar de trabalho, carreira, profissão…".
A questão não é escrever na lista que quer mudar de trabalho. A pergunta que você deve fazer é: O que me deixa infeliz no meu trabalho atual?
É a falta de propósito naquilo que faço diariamente?
É o ambiente que não me agrada, me incomoda?
É não ver sentido naquilo que faço?
São as atividades por obrigação, porque "tenho que fazer"?
Isso que eu faço fere meus valores, aquilo que acredito ser o certo?
Essas são algumas perguntas que você pode se fazer para encontrar respostas. Com essas informações em mãos, o próximo passo é buscar apoio e orientação para traçar o planejamento de mudança. Mas, é importante deixar claro: não existe fórmula mágica e nem receita de bolo. O planejamento deve ser realista e criado para você, para a sua vida. Somos únicos e o que funciona para uma pessoa nem sempre pode funcionar para outra. Minha dica, não só por ser uma profissional dessa área mas por ter vivido isso também, é sempre: busque auxílio para fazer do seu jeito.
Quando voltei ao trabalho em janeiro de 2012, descansada, eu acreditei que tudo iria mudar. Ano novo, fôlego novo. Eu não fiz esse tema de casa e não encontrei as respostas que precisava para planejar a mudança. Três meses depois, em março, eu tive uma crise de burnout e pedi demissão.
Hoje, eu utilizo essa experiência de aprendizado pela dor para apoiar outras pessoas a não passarem pelo mesmo que eu. Ninguém precisa fazer algo que não gosta, que não traz felicidade e leveza, porque não sabe qual é o próximo passo.
Aproveite o fôlego de um novo ano para tirar da frente o que não faz mais sentido, aquilo que faz você não mais se reconhecer.
Quer ajuda para esse planejamento ser mais leve?
Eu sei que o primeiro passo é o mais difícil, mas eu posso te ajudar com isso. Sou mentora de carreiras e já ajudei mais de 100 pessoas nesse processo de transição ou de preparação para uma tomada de decisão consciente. Agende um café comigo sem compromisso e, quem sabe, possamos fazer o seu planejamento de ano juntas. :)
A curadoria da semana é sobre textos e conteúdos interessantes que encontrei nas minhas pesquisas:
🙂 A difícil arte de ser simples para ser feliz.
📕 Um livro para ter coragem para fazer o que quiser, incluindo mudar de carreira.
💼 Uma news que você deve ler: Quando o emprego dos sonhos vira o seu pesadelo.
Um novo tempo, um novo ano…😉
Nos vemos na próxima semana!
Com carinho,
Pri 🤎 ☕ 💫
"Tema de casa" entrega muito a origem, hehehe.
Eu sinto esse cansaço descomunal hoje, mas na mesma toada, tenho me esforçado para aproveitar esse desconforto justamente para entender melhor o que precisa mudar.
Beijo!
Hahahahah... pegou a referência?....
Guria (ref...) o cansaço tá pegando geral, né? Fazer essa reflexão para aproveitar o desconforto para entender o que fica e o que deve sair é muito importante. Aproveita aí e muda o que precisar :)