21 - Não seja uma vítima das crenças disfuncionais | Carreiras #11
“Sua vida não é uma coisa, é uma experiência; o divertido é projetar e aproveitar essa experiência.” — Dave Evans e Bill Burnett
Quando comecei a estudar sobre transição de carreiras e carreiras múltiplas, encontrei um livro que fez minha mente explodir 🤯.
O design da sua vida: como criar uma vida boa e feliz, dos americanos Dave Evans e Bill Burnett, me mostrou uma realidade que eu já desconfiava, mas não tinha encontrado outras pessoas que endossassem as minhas ideias.
Os autores são professores da Universidade de Stanford e o livro foi escrito com base no curso que eles oferecem aos alunos da universidade e que é um dos mais concorridos todos os anos. Logo nas primeiras páginas, eles apresentam o que chamam de Crenças Disfuncionais. São aquelas frases que ouvimos durante toda a vida e que nos levam a crer ser a verdade absoluta.
Uma primeira crença do livro é:
Ao longo das mais de 200 páginas, os autores vão expondo dezenas de crenças que nos limitam quando falamos em nossas carreiras profissionais e também em nossa vida. Afinal, uma só acontece por causa da outra. Somos seres únicos e integrados. O subtítulo do livro já diz isso: como criar uma vida boa e feliz.
Sabe aquela pergunta que 9 entre 10 adultos fazem para as crianças: o que você vai ser quando crescer? Ela é uma das piores formas de começar a limitar o mundo dessas mini pessoas ainda na fase dos sonhos quando elas podem explorar uma infinidade de possibilidades.
Encontrar a nossa paixão pode ser difícil. Além disso, como unir o que realmente gostamos de fazer com aquilo que o mundo, a sociedade precisa?
O que devo ser quando crescer? É uma pergunta que nunca desaparece. (Suspiro.) Sinto lhe informar, mas você ainda estará perguntando quando tiver 30 anos e pensando em novas oportunidades.
E quando você tiver 40 anos e pensar em mudar de carreira.
E quando você tiver 60 anos e pensar em uma carreira extra.
Viver assim pode gerar uma sensação de ansiedade sem fim. Imagina pensar que nunca está feliz naquela carreira porque está sempre pensando no “e se eu mudar…”. Esse aperto no peito existe porque aprendemos que só podemos ter uma carreira durante toda a vida. Que querer mudar aos 40 anos é uma loucura, afinal, você está tão bem nessa empresa. Também ouvimos que devemos entrar em uma organização e seguir nela subindo os degraus da escada corporativa.
Eu fiz oito transições de carreira sendo que uma delas teve uma mudança de estado! E eu nunca comecei nada do zero.
Já atendi mulheres que mudaram de carreira para áreas completamente diferentes daquela que se formaram. Porque elas mudaram com o passar dos anos. Ou se tornaram mães e suas prioridades de vida eram outras.
Também já tive mentoradas que tinham o emprego dos sonhos para quem olhava de fora. Mas elas iam dormir mal todos os dias por sentirem que faltava alguma coisa, que algo tinha se perdido no caminho. O que você faz quando tem tudo e não tem nada ao mesmo tempo? Muitas vezes, acreditamos que seremos felizes quando seguirmos as regras do jogo de uma vida feliz: se formar, encontrar um bom trabalho, com um cargo reconhecido, casar, ter filhos, crescer na carreira (na mesma empresa, de preferência), chegar ao cargo máximo dentro daquela área e se aposentar aos 65 anos. E aí sim ser feliz. Porque, afinal de contas, a vida começa depois dos 60, não é mesmo?
Passamos a vida toda acreditando em crenças disfuncionais que nos contaram na infância ou que vimos como exemplo de nossos pais e avós. Mas as coisas mudam. O mundo se transformou muito nas últimas décadas. Quem disse que seremos felizes se seguirmos a cartilha que existe há muitos e muitos anos?
Lhe convido a começar a pensar naquilo que faz sentido PARA VOCÊ.
Busque respostas para estas perguntas:
Qual é o estilo de vida que eu quero ter?
Como eu posso construir uma carreira que me dê um bom dinheiro?
Como equilibro carreira e família?
Como eu quero estar daqui 10 anos?
Muitas vezes, tudo que precisamos é olhar para dentro e entender o que faz sentido para nós, sem nos preocuparmos com o barulho que acontece do lado de fora.
Que tal criar uma carreira autêntica e pessoalmente satisfatória, mas também comercialmente viável?
Eu estou aqui para te apoiar. Há mais de dez anos eu estudo e trabalho com desenvolvimento humano e transição de carreiras e sei que responder essas perguntas e tomar a decisão para mudar não é fácil, tampouco simples. Se nas linhas deste texto você pensou (algumas vezes), “ela está falando exatamente pra mim”, eu estou aqui para te ensinar a criar essa ponte entre um lado e outro dessa transição.
A curadoria da semana é sobre textos e conteúdos interessantes que encontrei nas minhas pesquisas:
✨ Minha amiga-irmã, Dani Sallaberry, está com inscrições abertas para a segunda turma da Mentoria Shining Star. Eu participei da primeira edição e foi um divisor de águas no meu negócio na maneira como eu encaro minha marca pessoal. Este é o link para você conhecer os detalhes desse programa que eu super recomendo.
👩🏻🦰 Você viu que estou fazendo lives toda segunda-feira no meu perfil no Instagram? Decidi abrir a câmera e conversar com quem estiver por lá. Vou abordar assuntos sobre carreiras, mas também sobre desenvolvimento humano e sobre essas vozes que insistem em habitar nossa mente sempre que desejamos fazer algo que nos assusta. Além disso, terei convidadas comigo a cada semana. Serão mulheres que fizeram transições de carreiras e vão compartilhar suas histórias para inspirar outras pessoas a também darem o próximo passo para desenhar a vida que deseja.
Toda segunda-feira, às 9h, no meu Instagram: https://www.instagram.com/pritescaro/
Assista o vídeo desta semana:
Mentoria Expandir
Se você está com as ideias bloqueadas e precisa destravar os próximos passos, vamos conversar na Mentoria Expandir. Durante um encontro de 1h30 estaremos focadas nos seus principais desafios profissionais. Trarei ideias e orientações, conversaremos sobre as possibilidades de próximos passos para você avançar. É para expandir suas ideias e possibilidades e ir para a ação.
Ainda restam algumas vagas para o mês de julho para você explorar todas as possibilidades relacionadas aos seus dilemas. Com a Mentoria Expandir, você receberá inspiração e orientação para lidar com obstáculos aparentemente insuperáveis.
Ao final do processo, envio o registro dos principais tópicos que trabalhamos durante a sessão.
INVESTIMENTO EM VOCÊ
R$ 347,00
A agenda para os atendimentos está aberta, e tudo o que você precisa fazer é enviar um e-mail para priscila@pritescaro.com.br. Vamos agendar juntos o melhor dia e horário para você embarcar nessa jornada de crescimento e expansão.
Reprise da aula Três pilares para uma carreira autêntica e com significado
📍Na última terça-feira eu dei uma aula sobre os Três pilares para uma carreira autêntica e com significado. Eu decidi liberar a reprise apenas para os assinantes da newsletter. Se você não conseguiu estar ao vivo, reserva uma hora do final de semana e confere o que rolou por lá. Clique aqui para assistir a gravação.
🤎 ☕ 💫
Eu sempre começo a escrever os textos da newsletter escolhendo a playlist que embala meus pensamentos. Nos últimos tempos, estava com dificuldades para me concentrar e escolhi músicas mais tranquilas para ajudar no foco. Desta vez resolvi radicalizar e escolhi o álbum Arde El Cielo, da banda Maná (que eu sou muito fã) gravado ao vivo em Porto Rico. Preciso confessar que o clima das canções me deu um gás extra na escrita. Às vezes, a gente só precisa de um pouco mais de energia para fazer o que precisa ser feito com mais animação!
Delicie-se! 😉
Nos vemos na próxima semana!
Com carinho,
Pri 🤎 ☕ 💫