19 - Um passinho de cada vez | Carreiras #10
“Que pequeno passo você pode dar hoje que o colocará no caminho para algo maravilhoso?” — James Clear
Oi!
Muitas vezes, quando estamos lutando com a autoconfiança, parece contra-intuitivo buscar novos desafios para aumentá-la. No entanto, arriscar-se aos poucos é uma das melhores formas de fortalecer a confiança em si mesma. É como aprender algumas palavras em um novo idioma. Quando você se arrisca a formar uma frase e a outra pessoa entende, uma sensação de realização toma conta de você.
O problema da baixa autoconfiança é que começamos a reduzir nossas expectativas e metas, com medo de nos frustrarmos. Isso, por sua vez, torna nossa vida cada vez mais medíocre, sem sentido e monótona.
Mas e se você começar a se arriscar aos poucos? Não precisa tentar construir um foguete logo de cara. Basta sair um pouco da sua zona de conforto diária. Sinta-se no controle da sua própria vida e cumpra as promessas e desafios que fez a si mesma.
Eu, por exemplo, estou me provocando a fazer aulas online ao vivo para me experimentar nesse novo formato de trabalho. Eu sou a pessoa do texto. Já contei que a minha escolha pelo jornalismo era para escrever nas redações dos principais jornais de São Paulo. Apesar de ser muito comunicativa e adorar me conectar com outras pessoas, o vídeo me deixa um pouco desconfortável. Porém, nos últimos meses, eu recebi vários feedbacks elogiando minha forma de comunicação e que deveria investir nesse formato. Confesso que sinto uma mistura de entusiasmo e tensão toda vez que incluo uma aula ao vivo no meu planejamento mensal. E fui adiando mês a mês desde fevereiro. Até que, um dia, num rompante de coragem (e uma boa dose de sessões de terapia), eu marquei a data no calendário, avisei nas redes sociais e não pensei mais sobre.
Nas semanas anteriores, eu tive vários micro medos: e se não aparecer ninguém? E se eu não conseguir apresentar o conteúdo? E se eu tiver problemas técnicos? E se eu gaguejar demais? E se eu falar muito rápido? E se eu não souber o que falar…..
Essas dúvidas e receios são normais. Todos temos uma voz interna tentando nos proteger.
No entanto, é importante lembrar que a maioria das preocupações é amplificada em nossa própria mente. Para tornar esse momento menos assustador, a minha primeira aula aberta não foi amplamente divulgada. Eu fiz algumas postagens aqui e no meu perfil no Instagram e na manhã do dia eu enviei uma mensagem em alguns grupos do WhatsApp. Foi a maneira que encontrei para me sentir "menos pior" nessa nova experiência. Esse é o segredo para avançar gradualmente, saindo da zona de segurança.
E o que eu mais temia aconteceu: na ânsia para ter pessoas participando, eu fiz a besteira de divulgar o link do Google Meet no Twitter, uma rede social não muito segura para esse tipo de ação. E logo, nos primeiros minutos da aula, aquilo que chamei de invasão hacker começou a aparecer. Microfones dos participantes eram abertos enquanto o meu era fechado, tiraram minha apresentação do ar algumas vezes, entre outros problemas que pode paralisar qualquer pessoa que não se sente confortável nesse formato de comunicação.
A diferença da minha reação durante aquela hora em que fiz a minha apresentação foi com a expectativa que havia colocado naquela atividade antes de começar.
Eu disse a mim mesma que queria me experimentar em um novo ambiente. É só isso.
Então, qual desafio você pode enfrentar hoje mantendo um certo nível de segurança? Talvez seja mandar uma mensagem para alguém que está procrastinando, fazer uma transmissão ao vivo sem planejamento prévio ou gravar um vídeo criativo e diferente. Apenas escolha uma única coisa!
Escrever minha newsletter semanal também é algo que me tira da minha zona de conforto. Eu sempre quero ter o melhor texto, com a melhor inspiração para você e suas dúvidas e questionamentos de carreira. No entanto, quando aperto o botão "enviar" e recebo as respostas e os comentários, sinto uma recompensa e vejo que estou trabalhando minha autoconfiança.
A versão antiga da Priscila, depois desse momento boicote na aula ao vivo, iria paralisar e cancelar os próximos encontros. Mas eu tenho feito um pouco por dia, um passinho de cada vez. A próxima aula será no dia 01/08, terça-feira, às 19h e vou falar sobre os Três pilares para uma carreira autêntica e com significado. Vou compartilhar o método que aplico nas minhas alunas da Mentoria Destrava para fazer uma transição de carreira. Desta vez, para evitar qualquer tipo de boicote (risos), o link da aula será enviado exclusivamente pelo canal no WhatsApp Trilhando Juntas: Transição de Carreiras no dia do encontro. Se você ainda não está no grupo, não perca tempo em se juntar a nós clicando neste link. Lá, compartilho dicas exclusivas, materiais de apoio e informações sobre os próximos eventos.
Lembre-se, a vida acontece fora da zona de conforto. Saia da sua zona de conforto aos poucos e veja como sua autoconfiança irá florescer. Vamos trilhar juntas o caminho para uma carreira autêntica e significativa.
A curadoria da semana é sobre textos e conteúdos interessantes que encontrei nas minhas pesquisas:
🤓 Seguindo no tema da edição de hoje, confira este TED da americana Carol Dweck, autora do livro best-seller Garra sobre O poder de acreditar que se pode melhorar. Nesta palestra, ela aborda a ideia de que podemos aumentar a capacidade de nossos cérebros para aprender e resolver problemas e descreve duas maneiras de pensar sobre um problema que é ligeiramente difícil demais para que você resolva. Será que a gente não é inteligente o suficiente para resolvê-lo ... ou somente não o resolveu ainda?
🚪 Às vezes a gente fica em uma encruzilhada sem saber para qual lado seguir. Este post pode te ajudar a entender quando chega a hora de fechar uma porta para dar espaço a outra.
❣️Troquei poucas frases com a Gabi Albuquerque em alguns comentários, mas me sinto como amiga dela tamanha sua bela escrita. Este texto da última newsletter dela é para apreciar com uma xícara de café bem quentinho.
Mentoria Expandir
Você já se perguntou o que está impedindo você de dar o próximo passo na sua jornada? Se você está em busca de respostas e deseja explorar todas as possibilidades relacionadas aos seus dilemas, a Mentoria Expandir é perfeita.
Imagine ter a oportunidade de mapear todas as opções disponíveis, mesmo nas situações mais desafiadoras. Com a Mentoria Expandir, você receberá inspiração e orientação para lidar com obstáculos aparentemente insuperáveis.
E a melhor parte é que estou com três vagas abertas para o mês de julho! Não perca a chance de participar desta sessão online de 1h30 que desbloqueará ideias e abrirá portas para novas possibilidades.
A Mentoria Expandir é para quem quer:
➡️ Identificar o que está impedindo de dar o próximo passo.
➡️ Mapear as possibilidades relativas ao seu dilema.
➡️ Buscar inspirações para situações que parecem sem saída.
INVESTIMENTO EM VOCÊ
R$ 347,00
A agenda para os atendimentos está aberta, e tudo o que você precisa fazer é enviar um e-mail para priscila@pritescaro.com.br. Vamos agendar juntas o melhor dia e horário para você embarcar nessa jornada de crescimento e expansão.
Histórias que Inspiram
💾 Já conferiu a terceira edição do Histórias que Inspiram. Conversei com a Eliana Pinto, uma mulher incrível que fez faculdade de Ciência da Computação lá em 1988, quando a área ainda era quase que totalmente dominada pelos homens. Foram pouco mais de 30 anos atuando com tecnologia, até que decidiu fazer uma transição de carreira para a área de desenvolvimento humano. “A maior parte do período que atuei na área de tecnologia foi com gestão de pessoas e em cargos de liderança. No final das contas, sempre foi sobre pessoas.”
Por aqui estamos em ritmo de férias escolares e precisei de uma dose extra de motivação para me concentrar enquanto escrevia esta edição. O texto de hoje foi embalado por esta playlist. Espero que goste!
Nos vemos na próxima semana!
Com carinho,
Pri 🤎 ☕ 💫
Pri, sinta-se amiga, também sinto. Uma mulher que escreve segura a outra. Aliás, uma mulher que faz qualquer coisa, segura a outra. :) Obrigada por me citar.