17 - Oi, eu sou a Pri Tescaro
“Agir é modificar a forma do mundo.” — Jean-Paul Sartre
Carreiras Múltiplas é uma newsletter para quem está cansado da sua carreira ou do seu trabalho, quer mudar e não sabe por onde começar. Reflexões sobre trabalho, bem-estar e criatividade. Por Pri Tescaro, jornalista, autora e mentora de carreiras.
Oi!
Estava revisitando as edições passadas da newsletter - nem acredito que estou escrevendo há quase 20 semanas consecutivas 🥳 - e notei que ainda não tinha me apresentado a você. Tem muita gente nova chegando por aqui e decidi trazer nesta semana algumas curiosidades sobre mim. Mas como eu gosto de fazer diferente do tradicional “Prazer, eu sou a Pri Tescaro, jornalista e Mentora de Transição de Carreiras”, escrevi alguns tópicos curiosos sobre quem eu sou.
Vamos fazer um combinado? Depois que você ler, deixa um comentário contando um fato curioso sobre você. Vou adorar saber quem está por aqui nesta comunidade 😉
🍿 Assisto séries que já terminaram, pois não gosto de esperar por novas temporadas - na real, não tenho paciência!
😵💫 Passei por dois burnouts para entender que precisava me conhecer, ter clareza do que fazia sentido para a minha vida e ter um trabalho alinhado com meus valores.
🎬 Não tenho problema algum em ter spoilers. Sempre leio as últimas páginas dos livros para saber qual o desfecho. Se não curtir, é possível que desista da leitura.
👶🏻 Nasci em São Paulo (capital) e mudei para Americana (no interior do Estado) aos 4 anos. Saí aos 18 anos para fazer faculdade de jornalismo em Ribeirão Preto. Voltei para a casa dos meus pais e depois fui morar em Campinas por causa do trabalho. Estou na 16ª casa em 45 anos de vida.
💑 Conheci meu marido (eu em SP e ele em Porto Alegre) na internet. Ambos tínhamos blogs: o meu era para curar um pé na bunda e o dele era para contar as melhores histórias que já li - vamos em coro entoar o mantra volta a escrever, Márcio Neves!!!
🐈⬛ Nunca gostei de gatos. Hoje, tenho dois, o Bob's e a Dody, e não imagino minha vida sem eles.
🤣 Demoro para entender piadas (às vezes peço para o Márcio me explicar). Depois que entendo, dou tanta risada que chego a chorar.
⚾ Comecei a assistir beisebol no meio da pandemia e hoje temos um ritual em casa: toda sexta-feira à noite tem pizza, vinho e beisebol na TV.
⛅ Amo domingos. Gosto de passar um café, sentar na varanda com um livro e curtir o dia passar bem devagar.
📗 Minha estante de livros é organizada por cor. Consigo encontrar um livro mais rápido pela cor da capa do que pelo título.
📰 Quando contei ao meu pai que iria fazer faculdade de Jornalismo, senti a decepção no olhar. Quatro anos depois, os olhos dele se iluminaram quando meu nome estava no jornal assinando minha primeira matéria.
🗣️ Amo falar, me comunicar, me expressar. Passaria dias escrevendo sobre qualquer tema. Mas se precisar gravar vídeos levo uma eternidade.
😮 Gosto de escrever e algumas vezes não reviso o texto. Quando cometo algum erro, meu marido jornalista faz print da tela e me manda no WhatsApp puxando a minha orelha (com razão, claro).
🍳 Nunca soube cozinhar. Quando morei sozinha, em Campinas, não tinha fogão. Hoje, eu peço receitas para a minha sogra, dou o "toque da Pri" e os meninos adoram.
☕ AMO café. A-M-O mesmo. Quer me fazer feliz? É só me presentear com qualquer coisa relacionada ao tema #FicaADica
🥶 Nunca gostei de frio e sou MUITO friorenta. Se fizer 23 graus no termômetro já é motivo para ligar o ar condicionado no quente (morar em Porto Alegre é uma grande prova de amor....).
🐮 Já fui Assessora de Imprensa da Festa do Peão de Boiadeiro de Americana (a segunda maior do Brasil). Tinha acesso aos artistas e conheci vários. A banda mais legal que entrevistei foi Jota Quest.
📚 Compro mais livros do que tenho condições de ler. O cheiro do livro, o toque, as cores, tudo me fascina!!
👩🏻💻 Já trabalhei em um lugar que participava de reuniões aos domingos e viajava todas as semanas. Era feliz? MUITO. Na época, era recém casada, sem filhos e adorava aquela agitação. Hoje, nem por R$ 50 mil por mês eu aceitaria aquela vida.
🎄 Amo Natal. As cores, a energia, a simbologia…. e AMO assistir aqueles filmes bobinhos de Natal.
🎧 Trabalho sozinha no meu escritório em casa e ouço Spotify o tempo todo. Mas só músicas em inglês. Se colocar alguma trilha sonora que conheço as canções, vou querer cantar e não consigo me concentrar no trabalho.
🙋🏻♀️ Mudei oito vezes de carreira em mais de 20 anos de trabalho e nunca comecei nada do zero. Meu arrependimento foi ter feito essas transições sem apoio profissional. Hoje, tenho um trabalho em que ensino mulheres a fazerem transição de carreira com confiança e coragem, estruturando os próximos passos profissionais para que tenham uma carreira satisfatória e significativa.
📌 Reforçando o convite: deixe um comentário contando sobre um fato curioso sobre você. Pode ser quantas cidades você já morou, ou quantas vezes mudou de carreira. Ou ainda, de onde você me lê, ou sobre qual seu passatempo (é gringe dizer passatempo?) preferido que ninguém imagina. Vamos trocar amenidades e fazer nosso dia mais leve - com uma saborosa xícara de café ☕
A curadoria da semana é sobre textos e conteúdos interessantes que encontrei nas minhas pesquisas:
📺 Minha colega de Mol³, Fê Imperatrice, me convidou para participar do seu MolPapo, um podcast que ela criou para colocar em prática algumas arquiteturas de aprendizagem. Nós conversamos sobre transições de carreira, como podemos pensar em ter mais de uma carreira e, claro, sobre comunidade, um tema que está rondando meus estudos há alguns meses. A entrevista completa está neste link
💬 Eu poderia ter escrito este texto da
sobre as interrupções que temos ao longo do dia pelo WhatsApp. Quem mais se identifica? “Eu não aguento mais o WhatsApp. Sempre fui ágil para não deixar ninguém sem resposta, mas tenho a sensação que o problema explodiu de tamanho.”🎧 Acompanhei o trabalho da Lu Ferreira
, a Chata de Galocha, por um bom tempo, até que cansei do mundo das blogueiras e queria um pouco de vida real, de pessoas reais. Recentemente, me indicaram este podcast em que ela participou contando as mudanças que fez na carreira nos últimos tempos.Recebi a indicação desta playlist nos stories patrocinados do Instagram. Resolvi ouvir enquanto escrevia esta edição da news. Ainda não sei se vou manter nos meus favoritos. O que acha?
Nos vemos na próxima semana!
Com carinho,
Pri 🤎 ☕ 💫
Oi, encontrei sua newsletter por acaso e me interessei muito já ao ler o nome!
Você fala sobre multipotencialidade?
E eu também odeio assistir série com quinhentas temporadas, paciência nenhuma haha
Ah, já estou ouvindo a sua aprticipação no podcast... delícia