12 - “Vai mudar de novo, Priscila Inês?” | Carreiras #07
“O plano que não pode ser mudado não presta.” — Publílio Siro, Sentenças
A frase que mais ouvi todas as vezes que contava aos meus pais que queria mudar era: “vai mudar de novo, Priscila Inês?” (sempre que meus pais me chamavam pelo nome composto, é porque a coisa era séria).
Enquanto meus pais estavam vivos, eu passei por sete mudanças de carreira. Em todas eles me questionaram a mesma coisa e, por vários dias eu me perguntava se estava fazendo a coisa certa. Em seguida entravam os gremlins gritando na minha cabeça: “pode parar de inventar moda, menina. Quem você pensa que é para querer mudar de carreira de novo? Já pensou no que os outros vão dizer? Tá vendo a Bárbara Thais, sua amiga da faculdade, segue o exemplo dela e fica na mesma empresa. Só assim você vai conseguir crescer na profissão.”
O estágio seguinte era a paralisia. Depois vinha a inércia e eu não agia. “Afinal, o que os outros vão pensar de mim, né? Recém terminei a faculdade e já estou querendo sair do jornal - que tanto lutei para estar.”
E seguia naquela carreira por mais um tempo. O que era muito ruim, pois já não estava feliz e a minha relação com o trabalho ficava cada vez mais desgastada até não aguentar mais e sair, sem planejamento e aceitando outra vaga que nem sempre era o que gostaria. Nas oito mudanças de carreiras que fiz até hoje, cinco delas foram assim.
A realidade é que quando paro para pensar, trazendo uma visão mais crítica e analítica, vejo que vivemos uma vida toda pisando em ovos. Tememos falhar, decepcionar, desapontar e perder oportunidades. Temos receio em dizer não, em deixar alguém na mão ou em complicar situações. Cheia de desculpas, justificativas, ajustes, explicações. E mesmo lendo, ouvindo, estudando e refletindo muito sobre tudo isso, estava eu aqui de novo fazendo mais do mesmo. —
A última grande mudança foi em 2018 e eu tinha 40 anos. Enquanto conversava com a minha mãe eu fiz o anúncio: “mãe, vou tirar um tempo para cuidar da minha saúde e quando voltar quero mudar de carreira. Ainda não sei o que vou fazer, só sei que não será a mesma coisa que fiz até hoje.” A gente estava tomando um café no shopping Iguatemi em Porto Alegre e eu vi ela descer a caneca bem devagarinho no pires, levantar o olhar e soltar um: “ah, Priscila Inês, mais uma vez? Você já está com 40 anos… por que você não sossega um pouco, minha filha?”
Eu me arrisquei mais uma vez, sozinha (como em todas as vezes anteriores). O trajeto até aqui não foi fácil, pois a gente se sente sozinha, não tem com quem compartilhar os medos, as inseguranças e frustrações. Por mais que tenhamos parceiros de vida super atenciosos e dispostos a nos apoiar (obrigada, Márcio!), nunca é a mesma coisa. Sempre há o envolvimento emocional e também o julgamento que não é feito de propósito, mas como sinal de cautela. Eu não mudaria nada na minha trajetória profissional até aqui, apenas que eu gostaria de contar com a orientação e a mão encorajadora da Priscila Inês 😄.
A curadoria da semana é sobre textos e conteúdos interessantes que encontrei nas minhas pesquisas:
🙋🏻♀️ Escrevi um post no Instagram com 10 curiosidades sobre mim. Passa lá para conferir e me conta se alguma delas você nem imaginava
👯 Já pensou em quantas reinvenções você pode ter? Dá uma olhada neste post das meninas da contente.vc para se encorajar e mudar também!
🛫 A
, da , escreve uma news deliciosa “que explora dos prazeres aos perrengues de viver com liberdade de tempo e espaço, empreendendo e viajando.” A edição da última sexta-feira fala sobre imprevistos no dia a dia, mas que combina com o clichê de que sempre nos preocupamos com o que os outros vão pensar. Leia aqui.🕺🏻Tá aqui um exemplo de que não devemos nos importar com o que os outros vão pensar. Obrigada, Léo Jaime!
Eu amei a mentoria, a tua escuta, te conhecer melhor. Vou ver os materiais com calma e fazer os exercícios que me enviou. Coincidentemente ontem tive um retorno sobre uma entrevista que fiz e é muito bom saber que vou avançar para a etapa presencial amanhã com mais consciência sobre o que é inegociável para mim. Ficou bem viva a reflexão que você deixou ao final da sessão…. então já agradeço imenso por isso 🤎 — Fê Imperatrice
Esse depoimento lindo é da Fê Imperatrice, que fez a Mentoria Expandir na semana passada. Criei esse formato de atendimento para quem está com as ideias bloqueadas e precisa destravar os próximos passos. Durante um encontro de 1h30 estaremos focadas nos principais desafios que você está enfrentando. Trarei ideias e orientações, conversaremos sobre as possibilidades de próximos passos para você avançar. É para expandir suas ideias e possibilidades e ir para a ação.
Ao final do processo, envio o registro dos principais tópicos que trabalhamos durante a sessão.
BÔNUS: Além disso, vou oferecer acesso a materiais do meu acervo que eu diagnosticar que possam ser úteis em seus desafios.
INVESTIMENTO EM VOCÊ
R$ 347,00 ou 12X R$ 34,70
É só responder este e-mail ou me escrever que a gente marca o melhor dia e horário: priscila@pritescaro.com.br
Uma playlist levinha para você mudar sempre que quiser e desejar. Se precisar de apoio, pode chamar a Priscila Inês ;) 😁
Nos vemos na próxima semana!
Com carinho,
Pri 💚
Pri, que belo conteúdo e que deliciosas as tuas palavras! Obrigada por me mencionar e indicar a minha news, fiquei super feliz! E mais feliz ainda de poder te tocar de alguma forma. Beijão!
Priscila, seu conteúdo é incrível. Essa news é maravilhosa. Estou divulgando para quem precisa do seu ler seus textos. Sucesso.