10 - Mesa na janela
“Você é o autor da sua própria história e pode recomeçar qualquer momento.” — Maya Angelou
A minha mesa no meu home office fica em frente a uma grande porta de vidro que dá para a área externa aqui de casa. Tenho o privilégio de trabalhar olhando o céu e as plantas que cultivamos, como um pé de manjericão. Agora mesmo estou olhando o céu azul depois de sete dias com muita chuva em Porto Alegre. Tem algumas nuvens que passam rápido pelo céu azul, mas nenhum sinal de chuva, o que é bom para quem não depende do solo para sobreviver.
Antes de posicionar a minha mesa neste lugar, ela ficava virada para a parede e eu só conseguia enxergar um grande quadro branco com alguns post-its colados. Apenas se eu virasse minha cabeça para o lado ou para trás é que conseguiria ver o que estava ao meu redor. Só me dei conta que estava desperdiçando uma oportunidade única de olhar para fora depois que uma conhecida viu uma foto que postei no Instagram e comentou que eu deveria mudar a posição da mesa. Eu estava trabalhando assim há quase um ano!
Estou contando isso porque muitas vezes a gente não enxerga o que está à nossa volta, pois estamos com os olhos treinados para olhar fixamente para um ponto determinado. Nos ensinaram que a mesa deveria ficar encostada na parede para melhorar o fluxo da cadeira ao sentar e levantar. E assim eu fiz por muitos anos.
E foi assim em outros aspectos da minha vida, especialmente com a minha carreira. Por muitos anos eu me culpei por não trabalhar em um veículo de comunicação, como aprendi na faculdade. “Jornalista precisa trabalhar em redação de jornal, TV ou rádio”, foi o que ouvi por quatro anos. Na época que me formei, a área de Assessoria de Imprensa estava começando a ganhar espaço e abrindo caminho para novas opções.
Ficamos condicionados a seguir pelo trajeto pré-estabelecido por todos: pela família, pela sociedade, pelo mercado de trabalho.
Fazer uma faculdade, pegar o diploma, iniciar a trabalhar em uma empresa (ou empreender) e seguir nessa carreira para sempre, até se aposentar aos 60, 65 anos. E aí, só depois da aposentadoria é que você poderá ser feliz. Antes não. Durante 40, 50 anos de trabalho a gente deve evitar a felicidade, pois trabalho não é diversão!
A gente muda o tempo todo!
Já escrevi nas edições anteriores sobre as minhas oito transições de carreiras em mais de 20 anos de trabalho. Hoje, olhando para trás e me conhecendo um pouco mais, eu vejo que em todas elas eu procurava ser feliz. O período que aquele trabalho me satisfazia tinha terminado e eu precisava buscar algo novo. E me reinventava.
Eu fiz todos esses processos sozinha, sem apoio de ninguém, até porque o tema transição de carreira não era muito difundido. Faz alguns anos que ficou um pouco “mais aceitável” ter cada vez mais profissionais experimentando outras atividades profissionais especialmente fora da sua área de formação. Na pandemia esse desejo por ser feliz na carreira ficou ainda mais aflorado e mais e mais pessoas repensaram suas carreiras em busca de algo que fizesse sentido para elas e não para o que os outros esperavam delas.
Escrevo este texto pensando nas pessoas que estão diante de uma grande janela de vidro como eu estou, mas não conseguem enxergar a beleza do lado de fora. Estão olhando para a parede, pois foi assim que aprendemos. Eu precisei de uma voz externa para ampliar meu olhar e mudar a mesa de lugar. Estou usando essa metáfora da janela para você perceber que há felicidade além do que os outros nos ensinaram ser o “certo”, ser “o que todo mundo faz”.
Desvie o olhar da parede, olhe para os lados, para trás, e ouça profissionais capacitados para te auxiliarem nesse processo de transição. Há muita beleza para além da parede branca!
A curadoria da semana é sobre textos e conteúdos interessantes que encontrei nas minhas pesquisas:
🫶🏻 Para quem gosta de escrever, a Marina do
contou um pouco sobre o quanto a escrita a consome, especialmente quando passa de diversão para trabalho. De tudo um pouco📝 Eu e a Cris
trabalhamos juntas de 2008 a 2010 e, neste ano, ela foi minha cliente para fazer um processo de mentoria de carreira. Uma das descobertas que fizemos juntas foi sobre a importância da escrita na vida dela e o quanto colocar para fora os pensamentos e sentimentos podem ajudar outras pessoas. Este texto dela é um convite para pensarmos na nossa história e naquilo que realmente importa, pra gente.☀️ Eu adoro as meninas da Contente há muito tempo. Nesta semana, elas lançaram uma comunidade online para falar sobre “o trabalho que a gente quer”. Eu já fiz a minha inscrição e será incrível te encontrar por lá. Nós precisamos criar um trabalho, uma carreira, saudável, sustentável e não nos faça infeliz 🙌🏻 Clique aqui para saber mais sobre a comunidade.
Histórias que Inspiram com Fê Pandolfi
A edição especial da newsletter - Histórias que Inspiram - chega na sua caixa de entrada no próximo sábado, 13/05. A primeira convidada é a escritora, jornalista, roteirista, influenciadora e professora, Fê Pandolfi. Nós conversamos sobre sua mais recente transição de carreira, quando ela decidiu assumir a identidade de escritora como ponto de conexão de todas suas outras carreiras.
📅 Se você conhece alguém que pode se inspirar com a história da Fê, compartilha o link para ela assinar a news e receber esse conteúdo exclusivo em primeira mão.
Mentoria coletiva - RE.CRIAR
Você já acorda sentindo-se desanimada em ir para o trabalho? Ou prefere que a vida seja um eterno final de semana?
Você não consegue se livrar da sensação de que está no lugar errado em termos de carreira, e isso a deixa frustrada e insatisfeita?
Você quer fazer um trabalho que pareça “você”, mas não tem certeza do que é – ou por onde começar?
Se você se enxergou nas frases acima, este é o momento ideal para repensar sua carreira e preparar o salto para voltar a ser feliz no trabalho.
Eu abri a seleção para a Mentoria RE.CRIAR e estou recebendo as aplicações 😊.
Quem responder ao questionário até sexta-feira, dia 19, e for selecionado, receberá alguns bônus especiais, entre eles, uma sessão individual extra comigo para falarmos exclusivamente sobre o seu processo.
Para quem é a Mentoria RE.CRIAR
➡️ Para você que está insatisfeita com sua carreira e não sabe como fazer uma transição de carreira.
➡️ Quem já fez alguma transição de carreira que não deu certo e não quer cometer os mesmos erros.
➡️ Quem se sente confusa na hora de decidir o que fazer da vida profissional, qual é o melhor caminho a seguir.
➡️ Quem tem medo do “que os outros vão pensar” se mudar de carreira, mas sabe que do jeito que está não pode ficar.
➡️ Quem sente pânico da música do Fantástico no domingo à noite porque o dia seguinte volta à realidade.
➡️ Quem não vê a hora de chegar o final de semana para “realmente ser feliz”.
➡️ Não tem clareza sobre o que quer de verdade e quais são os passos necessários para fazer uma transição de carreira.
➡️ Não se reconhece mais nos próprios valores, está desconectada de quem é de verdade.
➡️ Sente-se uma fraude, uma impostora, para se arriscar a dar o próximo passo.
Como funciona a Mentoria RE.CRIAR
🕰️ Duração: 6 semanas.
📅 Datas: entre maio e junho.
💻 Encontros online ao vivo com duas horas de duração cada.
📹 Todos os encontros serão gravados e poderão ser acessados por mais seis meses após o encerramento da Mentoria.
👥 Cada participante terá direito a dois encontros individuais comigo para abordar todas as dúvidas sobre seus projetos.
💬 Comunidade online: um grupo no WhatsApp para apoiar os processos de cada participante e troca constante.
📌 Ficou interessado em participar da nova turma? Clique neste link para participar do processo seletivo.
Gosto da proximidade que meus textos proporciona com quem está por aqui 😊
Esses dias, uma assinante me escreveu que reserva um tempo para ler a news com uma xícara de café nas mãos pela manhã ou uma taça de vinho à noite. Sou muito feliz e grata por fazer parte de momentos de conexão com quem você é na essência. Muito obrigada!
Nos vemos na próxima semana!
Com carinho,
Pri 💚
Leia as edições anteriores
Bora apoiar?
A News Carreiras Múltiplas é uma publicação semanal e gratuita. Além dos emails de cada terça-feira e acesso completo a todos os textos publicados, tem mais conteúdo extra para apoiadores: uma edição especial com entrevistas com profissionais que fizeram transição de carreiras, e uma edição mensal com reportagens aprofundadas para quem deseja encontrar um estilo de vida e uma carreira alinhadas com seus valores, princípios e prioridades.
Bora? Clicando no botão abaixo você pode assinar no ANUAL com 17% desconto:
se reiventar é uma habilidade que merece mais crédito. há tanta coragem e autenticidade nisso. adorei o texto e agradeço pela gentil indicação :)