09 - Está tudo bem...
“Algumas pessoas vão te julgar por mudar. Outras vão te celebrar por crescer. Escolha o seu círculo com cuidado.” — Autor desconhecido
Tenho uma amiga muito querida, a Lisiane Szeckir, que me ensinou uma expressão simples, mas com um poder muito grande. Sempre que estou diante de um problema, de alguma situação que não consigo enxergar a saída, eu apenas respiro fundo e solto um “Está tudo bem”. Antes, eu me descabelava, colocava a culpa em meio mundo, chorava… acreditava que era o fim do mundo (é agora que entra a frase: “odeio drama, mas faço!”). Não é que a expressão da Lisi me fez enxergar o mundo cor de rosa. Mas ele é quase que um mantra que me ensinou a parar, respirar fundo e avaliar a situação com serenidade.
Eu sei que não é sempre que conseguimos fazer isso e tem situações que precisam de uma certa dose de energia para encararmos. O que aprendi com esse ensinamento é que devemos colocar mais ou menos esforço naquilo que realmente importa pra gente, naquilo que vale a pena.
Talvez essa compreensão que tive da expressão “Está tudo bem” da Lisi tenha acontecido por conta da maturidade. Não sou sábia, longe disso 😆, mas, depois dos 40 anos, passei a entrar apenas naquelas divididas que realmente valiam a pena. Ainda tenho pensamentos e atitudes que preciso mudar e melhorar. Uma delas é expor mais a minha vulnerabilidade para conseguir tocar projetos que eu acredito muito, mas ainda paraliso. Uma das formas que encontrei foi escrever aqui. Encontrar outras pessoas que se assemelham com as minhas dores e inquietações tem me ajudado a não parar, por mais que o resultado alcançado não seja o planejado. Porque “está tudo bem!”.
Meu convite para você é olhar com mais carinho para suas auto cobranças. Será que você não está se exigindo demais diante das regras e padrões que os outros estabeleceram como “correto”? Porque, no final das contas, é a sua história, a sua vida que está passando. E “está tudo bem” se for diferente do que os outros querem, pois precisa fazer sentido para você! ☺️
Como nada é por acaso, na última semana encontrei este texto do
com uma variação da expressão da Lisi: “tatu do bem”.Ele faz uma lista de “tatu do bem” para situações cotidianas dos últimos dias. Me inspirei e resolvi fazer uma pra mim, acolhendo minhas vulnerabilidades depois de alguns dias não tão bons. E “tatu do bem” 😍
tatu do bem da Pri:
Procrastinar alguma(s) tarefa(s) porque não consigo sair do lugar.
Ter novas ideias todos os dias e não conseguir implementá-las.
Maratonar séries no final de semana e não finalizar a leitura do livro que tinha programado.
Faltar à aula de pilates porque estava com preguiça.
Trocar o jantar saudável pela tapioca (que é menos saudável).
Falar menos com os meus irmãos do que eu gostaria.
Deixar para escrever esta edição nos minutos finais do prazo (e ainda assim atrasar o envio 😕)
Precisar fazer ajustes nos planos que tinha feito algumas semanas antes.
Incluir novas ideias em ação antes do planejado/previsto.
Paralisar diante de um desafio que pode ser menor do que aparenta.
Incluir mais demandas no meu dia e me frustrar por não conseguir realizar tudo.
Ter mudado de carreira mais vezes do que as pessoas pensam ser o ideal e ser feliz por isso.
A vida estar bagunçada às vezes (obrigada, Alex pela inspiração)💚
Agora é a sua vez. Que tal fazer a sua lista de “tatus“ do momento 😊
post livremente inspirado no querido Alex Bretas e sua expressão que que adoro: 🦔 tatu do bem
A curadoria da semana é sobre textos e conteúdos interessantes que encontrei nas minhas pesquisas:
😮💨 Este texto da
“Fazer escolhas é também ser livre!” nos ajuda a entender nossa relação com a carreira sem precisar performar melhor sempre e sempre.❣️Uma sequência de posts para inspirar em dias difíceis.
🙏🏻 Esta news do Tiago, do
, para aqueles dias que você precisa de um tatu do bem.Novidade nas próximas semanas:
Minha identidade de jornalista e escritora está cada vez mais pulsante do lado de cá (o que me deixa muito feliz). Aproveitando esse momento, vou lançar uma edição especial da newsletter no dia 13/05. É o Histórias que Inspiram, onde vou compartilhar entrevistas com mulheres que fizeram alguma transição de carreira para contar como foi o processo.
Muito mais que palavras e informações técnicas, uma boa história de pessoas reais que vivenciaram e experimentaram aquilo que sonhamos fazer em nossas vidas é muito mais inspirador para realizar as transformações necessárias.
📅 Anote na agenda: sábado, dia 13/05, chega na sua caixa de entrada a edição especial do Histórias que Inspiram, com a escritora, jornalista, roteirista, influenciadora e professora,
. Nós conversamos sobre sua mais recente transição de carreira, quando ela decidiu assumir a identidade de escritora como ponto de conexão de todas suas outras carreiras. O papo foi uma delícia e eu espero muito que você curta o texto.Mentoria coletiva - RE.CRIAR
A aplicação para a Mentoria RE.CRIAR ainda está aberta. Na edição passada da news eu contei sobre assumir o papel de FACILITADORA e tirar um antigo desejo do papel. Por isso eu criei essa mentoria coletiva para conduzir mulheres que desejam realizar transição de carreira para alinharem sua vida pessoal e profissional criando um dia a dia leve, autêntico e feliz.
Como funciona a Mentoria RE.CRIAR
🕰️ Duração: 6 semanas.
📅 Datas: entre maio e junho.
💻 Encontros online ao vivo com duas horas de duração cada.
📹 Todos os encontros serão gravados e poderão ser acessados por mais seis meses após o encerramento da Mentoria.
👥 Cada participante terá direito a dois encontros individuais comigo para abordar todas as dúvidas sobre seus projetos.
💬 Comunidade online: um grupo no WhatsApp para apoiar os processos de cada participante e troca constante.
📌 Ficou interessado em participar da nova turma? Clique neste link para participar do processo seletivo.
Uma aconchegante playlist para te inspirar a criar a sua lista de “tatu do bem” ❣️.
Nos vemos na próxima semana!
Com carinho,
Pri 💚
Leia as edições anteriores
Bora apoiar?
A News Carreiras Múltiplas é uma publicação semanal e gratuita. Além dos emails de cada terça-feira, tem mais conteúdo extra para apoiadores: uma edição especial com entrevistas com profissionais que fizeram transição de carreiras, e uma edição mensal com reportagens aprofundadas para quem deseja encontrar um estilo de vida e uma carreira alinhadas com seus valores, princípios e prioridades.
Bora? Clicando no botão abaixo você pode assinar no ANUAL com 17% desconto:
Eu adoro pensar “tudo passa” funciona perfeitamente pra saber que um momento ruim jaja chega ao fim e também pra curtir ao máximo um momento bom, que também chega ao fim.